Dia da Internet Mais Segura

21ª Edição do Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Mais Segura promove uma utilização mais segura e responsável da tecnologia em linha por crianças e jovens em todo o mundo.

Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura (SID) tornou-se um evento histórico no calendário de segurança online. Teve início em 2004 no âmbito do primeiro plano de ação para uma Internet mais segura, enquanto iniciativa do projeto SafeBorders, financiado pela UE. Foi depois retomada pela Insafe, a rede de Centros Internet Mais Segura. Agora, o Dia da Internet Mais Segura cresceu para além da sua zona geográfica tradicional e é celebrado em cerca de 200 países e territórios em todos os continentes, e atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Todos os anos, o SID apela à ação dos muitos intervenientes envolvidos na criação de um ambiente digital mais seguro e melhor para os jovens utilizadores, incluindo:

  • decisores a nível da UE, nacional e internacional
  • representantes da indústria
  • organizações da sociedade civil
  • educadores e pais
  • os próprios jovens

A Internet é uma ferramenta poderosa com enormes oportunidades de aprendizagem, melhoria de competências e aquisição de novas capacidades e conhecimentos. No entanto, com as oportunidades vêm os riscos. O SID visa sensibilizar, mas também tomar medidas concretas para proteger e capacitar as crianças e os jovens em linha. No domínio digital, a colaboração é essencial para uma melhor experiência online, especialmente para os utilizadores mais jovens.

Juntos para uma Internet melhor

Em 2024, o Dia da Internet Mais Segura foi comemorado na terça-feira, 6 de fevereiro. No seu discurso em vídeo, o Comissário Breton congratulou-se com as primeiras alterações introduzidas pela aplicação do Regulamento Serviços Digitais. A Comissão pretende manter as crianças e os jovens seguros e capacitados em linha. A melhor forma de aumentar a consciencialização é aproximar o DSA dos estudantes. Foi lançada a iniciativa «Guardiões das Escolas DSA» e foi publicada em todas as línguas da UE uma brochura que explica as medidas do RSD para proteger os menores em linha. A Comissão disponibilizou igualmente novos recursos através do portal «Melhor Internet para as Crianças» para que as crianças se mantenham seguras e empoderadas em mundos virtuais.

Segurança Informática

Criança Mais Segura na Internet

Cibersegurança-proteção de dados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *