Dia do Planeta Terra 2021

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Terra!

Numa altura em que a humanidade luta contra a pandemia há mais de um ano, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Este dia reveste-se de especial importância pois com o recente desconfinamento surgem novas ameaças à preservação da Terra.

A recuperação da pandemia de COVID-19 oferece uma oportunidade para o mundo escolher um caminho mais limpo, ecológico e sustentável.

Desde então, todos os anos, a cada 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra, também conhecido como Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra. De forma oficial, a celebração deste dia instituiu-se a 22 de abril de 2009, através da resolução 63/278 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data que se celebra hoje teve origem em 1970, pela ação do senador norte americano Gaylord Nelson (1916 – 2005). Depois de testemunhar presencialmente os efeitos nefastos de um derrame petrolífero, ocorrido em 1969 em Santa BárbaraCalifórnia, Gaylord Nelson tentou promover a criação de um dia em que a temática da preservação do ambiente e dos ecossistemas do planeta Terra fosse o tema central.

Assim, aproveitando o descontentamento da franja mais jovem da sociedade norte americana com a guerra do Vietname, o senador norte americano conseguiu colocar a temática da preservação da Terra na agenda política. No primeiro ano em que se comemorou esta efeméride, em 1970, mais de 20 milhões de jovens americanos juntaram-se numa manifestação, numa espécie de mega fórum ambiental, a favor da preservação do planeta Terra e do ambiente.

É ainda importante salientar que este dia atualmente se celebra em mais de 190 países e é celebrado por mais de mil milhões de pessoas, que de certa forma assumiram o seu “compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.

O que já foi feito e o que ainda está por fazer

Muito ainda está por fazer...

Ao longo dos anos, as celebrações deste dia foram pautadas pelo compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade do planeta, de forma a que as gerações vindouras possam usufruir da mesma forma como os nossos antepassados e a nossa geração usufruíram.

Ao nível educativo, as escolas têm estimulado os alunos a escrever fases, textos ou poemas sobre a importância dos recursos naturais e da preservação do planeta. Atos tão simples como separar o lixo e plantar uma árvore, bem como a limpeza de margens dos rios e de algumas praias também podem contribuir para que este dia seja marcante. Neste ano de 2021, face ao contexto de pandemia em que vivemos, as celebrações passam muito pela realização de conferências e webinars online subordinados ao dia Mundial da Terra.

As celebrações deste ano, 2021, têm como mote a “Recuperação da Terra”. Todos os agentes educativos, sejam educadores ou professores, “têm um papel crucial a desempenhar no que diz respeito à ação climática.. Os alunos devem ter a noção de que é preciso conquistar, a curto prazo, uma existência sustentável na Terra. Só agindo coletivamente é possível evitar um colapso, há muito anunciado, trabalhando no combate à destruição ambiental, ao sofrimento humano e à perda de vidas e de bens que vão ocorrer se nada for feito contra as alterações climáticas.

Do ponto de vista político, o dia de hoje é assinalado através da realização de uma cimeira climática a nível global, convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. Citando o Secretário Geral da ONU, António Guterres, “a recuperação da pandemia de COVID-19 oferece uma oportunidade para o mundo escolher um caminho mais limpo, ecológico e sustentável.”.

LER MAIS

O DIA de hoje e o futuro visto pela ONU

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *