Exposição Barcos do Tejo

Artesão Carlos Guerreiro

O artesão Carlos Guerreiro iniciou esta atividade de criar miniaturas de pequenos barcos que navegavam no Tejo, como forma de ocupar os seus tempos livres da sua reforma.

As carroças eram  importantes utensílios de trabalho para os agricultores no transporte de vários tipos de produtos, materiais e pessoas. Este trabalho do artesão Carlos Guerreiro é fruto de uma grande pesquisa, através de jornais, revistas e de muitas viagens pelo país, em busca do maior número de informação acerca deste transporte.

Fez parte do grupo de artesãos do núcleo naval do Ecomuseu Municipal do Seixal.

A sua primeira exposição aconteceu em 2002, na mostra de Artesanato do Seixal. Foi a oportunidade para este artesão divulgar o seu trabalho, um pouco da sua cultura e  da história à volta destes meios de transporte.

Em novembro de 2023, como aluno da Unisseixal, disponibilizou as suas peças de artesanato, miniaturas para fazer parte das exposições que vão decorrendo ao longo dos meses.

Entre as várias construções que fez, a muleta, o varino, entre outras miniaturas das embarcações do Seixal foram as suas obras trabalhadas no Ecomuseu naval do Seixal, com os colegas artesãos.

Muleta do Tejo

Saber mais informação

Miniaturas de transportes fluviais e terrestres

Adicionar vídeos da exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *