Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra

50º Aniversário do Dia da Terra

Hoje é o Dia Mundial da Terra, a nossa casa! 

Em plena pandemia mundial e com o Estado de Emergência ainda ativo no nosso país, convém lembrar que continuam a celebrar-se datas importantes para todos os seres humanos.

Hoje, 22 de abril de 2020 celebra-se pelo 50º Ano consecutivo o Dia Mundial da Terra.

Esta celebração está subordinada ao tema “Ação Climática”, sendo esta uma temática de extrema importância, mesmo em tempos de pandemia. Devido aos condicionamentos associados à pandemia, as celebrações deste ano serão inéditas. Um dia em que geralmente se promove o contacto com a natureza e o meio ambiente, este ano terá que ser celebrado no confinamento das nossas habitações.

Este dia, comemorado pela primeira vez em 1970, é dinamizado a nível internacional pela organização Earth Day, que tem como missão “construir o maior movimento ambiental do mundo para promover mudanças transformadoras para as pessoas e o planeta”.

"Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as celebrações este ano vão ser inéditas".

O objetivo do Dia Mundial da Terra é diversificar e educar o movimento ambiental em todo o mundo.

A Earth Day trabalha com um número superior a 75 mil parceiros em mais de 190 países com o objetivo de recrutar cada vez mais cidadãos para o movimento ambiental e, para além disso, impulsionar ações com impacto positivo no nosso planeta.

São sugeridas a todos os participantes três maneiras distintas de agir neste Dia da Terra: conhecer a programação dos eventos online; assistir ao Dia da Terra ao Vivo e tomar 24 horas de ação.

Pretende-se assim, inundar o espaço digital com a temática da Ação climática.

Mais Informação

História do Dia da Terra

Guterres propõe seis ações chave para evitar ruptura climática

Juntos queremos comemorar

Youtube-Vamos salvar o planeta Terra

22 DE ABRIL DIA DA TERRA-Consciência Humana

Google cria um jogo neste 50º Aniversário da Terra

Para comemorar o 50º aniversário do Dia da Terra, o Google criou um jogo relaxante que permite controlar uma abelha polinizando flores.

Dia da terra de 2020

(Jogo para poderem jogar com a abelha polinizadora)

Em 22 de abril de 1970, uma nova tradição foi formada com a primeira celebração do Dia da Terra nos Estados Unidos, um feriado dedicado à preservação do nosso planeta e à reversão das mudanças climáticas. Nos cinquenta anos desde então, o Dia da Terra se tornou uma tradição internacional, permitindo que o mundo se reúna para fazer a nossa parte e retribuir à natureza.

Para comemorar o quinquagésimo aniversário do Dia da Terra, o Google fez uma parceria com a  The Honeybee Conservancy para desenvolver um jogo sobre a humilde abelha. Na experiência incrivelmente relaxante, você usa o mouse ou a tela sensível ao toque para mover uma abelha entre flores de cores diferentes, levando o pólen correspondente aonde ele precisa ir. Entre os níveis, você é tratado de fatos úteis sobre o objetivo da abelha e o incrível impacto que ela tem na terra.

Se quiserem voltar para o zen da abelha depois que o Dia da Terra 2020 acabar, o jogo continuará vivo no blog do Google Doodle. Com ele, também encontrarão uma introdução fantástica do fundador da The Honeybee Conservancy, Guillermo Fernandez, que compartilhou alguns de seus pensamentos sobre o doodle do Dia da Terra e algumas dicas sobre como ajudar as abelhas locais.

O que mais gostamos no Google Doodle de hoje é como ele captura o impacto que uma única abelha tem nas plantas e nos habitats que ela visita. Imagine então, o poder polinizador que triliões (sim, triliões!) de abelhas têm nos ecossistemas ao redor do mundo!

O Doodle de hoje também nos lembra como pequenas ações executadas por indivíduos em todos os lugares resultam em grandes resultados. E, embora a apicultura possa não ser para todos, existem muitas maneiras fáceis de ajudar a salvar as abelhas, mesmo que o distanciamento social, no mundo de hoje.

Mantendo o tema com o Doodle, o Google também está lançando uma série de gifs do Dia da Terra no Tenor, que  podem encontrar facilmente pesquisando "GoogleDoodles" .

4 comentários em “Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra”

  1. Boa noite Professora Luísa, espero que estejam todos de boa saúde, nós estamos bem na medida do possível.
    Obrigada pelo incentivo, é bom ver artigos de quem sabe para aprendermos com eles. Obrigada, continuação de boa saúde, vamos ao trabalho. cumprimentos.
    Fernando Rosa

    1. Olá boa noite, como sempre na linha da frente nos comentários. Eu bem faço a sugestão mas são poucos a seguir este hábito tão simples e prático. Não sei se já se apercebeu que criei um grupo da Turma Sites e Blogs no whatsapp e já estamos em comunicação uns com os outros. Iniciámos ontem. Andava preocupada não sabia nada dos alunos e de repente as mensagens começaram a surgir e as noticias a serem partilhadas por todos os que responderam. Vamos caminhando da forma como já fazemos e sabemos das aulas ao longo destes anos todos. Parar é esquecer…Gostei “Vamos ao trabalho” obrigado

  2. Boa noite Professora Luísa. Espero que continuem bem e tenham cantado hoje à janela. A animação de rua da Junta esteve esta tarde do lado contrário ao da minha residência e ao som da música lá estive a fazer o meu artigo, tentando recordar o que esta cabeça já não conserva mas saiu pesadão, paciência, o importante era recordar o que nos ensinou.
    Ao contrário o artigo da professora é um espiráculo e mais não digo
    Abraço

    1. Bom dia, já vi ontem o artigo que fez. Parabéns pelo bom trabalho. Isto quer dizer que os conhecimentos quer de pesquisa e de publicação ainda estão presentes. Os vídeos e os conteúdos são diferentes dos meus, simples e bem seleccionados. Só no layout da linha precisei de ir ao MOBILE LAYOUT e colocar tb um 0 zero, devido à visualização no telemóvel. No texto tirei um ENTER e coloquei o texto alinhado à esquerda. Tudo isto é muito pouco para todo o trabalho realizado. Agora eu aproveitei para fazer um artigo que focasse vários temas: um dia da Terra diferente em estado de emergência, focar as várias celebrações diversas pelo mundo e por fim uma sugestão da Google na participação de um jogo, muito interessante a polinização de um insecto na natureza.
      Este artigo é composto por 7 linhas (2 editores+5 vídeos)…isto para vos ensinar a fazer um artigo deste tipo com o construtor de layout…nem todos estão dispostos a fazer estes artigos, dão muito trabalho. Agora quem quiser continuar as aulas em casa eu vou propor ao grupo e já tenho três aulas prontas.
      Boa continuação de saúde e um BOM Domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *