Quem era S. Valentim

História de S Valentim ou dia dos namorados

Há histórias de amor que nascem de brincadeiras de crianças. Há também as histórias que nascem de grandes batalhas. Outras, de paixões atrapalhadas. Em todas elas, a paga é o amor. No Dia de São Valentim, o amor exalta-se das mais diversas formas.

Entre arrancar pétalas a um malmequer, fazer figas, pedir desejos a estrelas cadentes ou fontes de água milagrosas, fazer promessas ou trocar cartas e postais de amor, estes são exemplos das tradições e rituais que se mantêm ao longo de gerações.

As origens

Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta à história de que um bispo, de nome Valentim, que durante o século III, lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido a realização de casamentos durante as guerras, acreditando que os solteiros seriam melhores combatentes e que se concentrariam mais facilmente na guerra e na vida militar.

Contra a ordem do imperador, o bispo continuou com a celebração de matrimónios. Quando a prática foi descoberta, foi preso e condenado à morte. Enquanto preso, eram vários os jovens anónimos que, em demonstração de apoio e compaixão, lhe enviavam flores e bilhetes, afirmando continuarem a acreditar no amor, explicando assim a troca de postais e cartas que se proliferou até à atualidade.

A história do amor de Valentim

Durante o seu período encarcerado, conta a lenda que o bispo se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e que, milagrosamente, lhe devolveu a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. O dia da sua execução tornou-se num tenebroso dia de jejum, em sua homenagem.

A associação com o amor e o romantismo chega-nos depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim foi considerado mártir pela Igreja Católica. A data da sua morte, 14 de fevereiro, marca também a véspera da festa anual, celebrada na Roma Antiga, em honra da deusa Juno e ao deus Pan, onde um dos rituais incidia sobre a fertilidade.

São várias as versões sobre o surgimento desta data

No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como união do Dia dos Namorados.

A data foi adotada, um século depois, nos Estados Unidos, como Saint Valentine’s Day.

Na Idade Média dizia-se, ainda, que o 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por esse motivo, os namorados desses tempos utilizavam a ocasião para deixar mensagens de amor na porta do seu amado.

A partir de 1969, a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não seriam claras, sendo que, neste caso, identifica três santos diferentes como São Valentim. Mesmo retirado do calendário dos santos, o santo padroeiro dos namorados continua a ser celebrado por todo o mundo.

A história no seu formato mais moderno, afirma que a tradição surgiu em 1840 quando, nos Estados Unidos, Esther Howland vendeu mais de 5000 dólares em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. A tradição dos cartões foi crescendo desde então até que, no século XX, se espalhou por todo o mundo.

Dia de São Valentim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *