Internet Mais Segura 2023-20 edição

A Internet Mais Segura-fevereiro 2020

A última aula que dedicamos a este dia "Por uma Internet Mais Segura" foi  no dia 11 Fevereiro de 2020. Passado precisamente um mês ficamos com a interrupção das aulas da Unisseixal, devido à pandemia.

proteção de dadosNo ano letivo seguinte 2020-21, houve para além da interrupção letiva modificação do espaço, redução do nº de computadores e de alunos na turma, cumprindo as regras obrigatórias, segundo as normas da DGS, tudo isto ainda no  edifício situado junto à baía do Seixal.

Em setembro 2021 foi inaugurada as novas instalações da Unisseixal, já no Fogueteiro, Amora, ainda condicionados às regras previstas anteriormente. Iniciando em outubro o ano letivo 2021-22,   foi notória a redução de alunos nas matrículas, menos de metade dos alunos inscritos, pelas várias razões que cada um atribuía  à sua saúde e segurança. Próximo do natal nova interrupção letiva aonde muitas atividades foram suspensas e as que foram apresentadas sujeitas a redução de número de pessoas...foi um tempo que nos ficou na memória de todos nós...esperamos que não volte já chegou bem...

Este ano letivo 2022-23 a Unisseixal ultrapassou, em muito, as suas inscrições, já ultrapassam 940 alunos. Voltaram muitos para conhecer o novo espaço e poder continuar com as suas vivências, aprendizagens e convívio saudável como anteriormente. Bem hajam.

Hoje, precisamente passados 3 anos, 7 de fevereiro de 2023 estamos de novo a comemorar o DIA da INTERNET MAIS SEGURA, com novos projetos e novidades no mundo real e virtual.

JUNTOS POR UMA INTERNET MELHOR

Hoje, dia 7 de fevereiro de 2023, celebra-se a 20º aniversário do Dia da Internet Mais Segura (SID-Safer Internet Day).

Nunca é demais lembrar os riscos do uso (incorreto) das redes sociais/Internet.

O Consórcio do Centro Internet Segura, coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, dinamiza o evento comemorativo, que se realiza em Ponta Delgada, nos Açores.

Com o avanço tecnológico, a linha entre o real e o virtual é ténue (dá-se ainda  pouco valor ou importância ).

Num mundo cada vez mais digital, o desenvolvimento do metaverso, uma rede virtual através da qual as pessoas poderão interagir e realizar atividades online, pode vir a ter um impacto profundo a nível tecnológico, económico e social.

A edição deste ano terá 3 momentos: entre as 9h e as 12h30 o seminário “Internet Segura: Metaverso vs Realidade”; das 14h30 às 17h um conjunto de workshops presenciais com o objetivo de sensibilizar os estudantes para uma utilização mais saudável, segura e consciente da Internet.

E ainda a peça de teatro "ID a tua Marca na Net” com sessões para a comunidade educativa e para o público em geral.

Metaverso-Mundo Virtual

Realidade Virtual - Realidade Aumentada

Sessão direta dos Açores

Metaverso o mundo virtual que está a chamar a atenção da investigação e dos investidores.

Após o Facebook mudar o nome para “Meta” em 2021, muitas empresas passaram a investir e querer saber mais sobre o assunto.

O metaverso, utopia futurista que busca unir os mundos real e virtual, saiu das páginas dos livros de ficção científica e foi parar nas mesas dos investidores e das grandes empresas. O potencial que cerca essa ideia é tão grande que fez até o Facebook trocar seu nome para “Meta”.

O que é metaverso? Como (e quando) surgiu?

Primeiras tentativas de metaverso!

Mudança do nome do Facebook Inc para Meta!

Empresas que apostam no metaverso!

Futuro da internet Muitos entusiastas veem no metaverso um componente-chave da web 3.0. Esse termo é usado para se referir a uma internet mais imersiva, descentralizada e aberta.

No momento, pode-se dizer que o mundo está na web 2.0, cuja principal característica é ser um ambiente de iteração mediado por redes sociais.

Já a web 1.0, que ocorreu entre 1999 e 2004, é aquela “primitiva”, marcada por páginas estáticas. Foi por meio dela que as pessoas passaram a ter contato com o ambiente online.
O SABER é estar atento e bem informado e ...

Programas apresentados na RTP3

A data de hoje leva os mídia também a apresentar reportagens, mostrando um pouco como vão as coisas pelo mundo...grande poder e diversidade de grandes milionários e não só, talentos que reviram o mundo da tecnologia desde os primórdios até aos tempos de hoje.

Com um pouco de paciência e tempo vale a pena parar e ver as apresentações que estão a passar em episódios, à terça feira, por volta das 20h... (pesquisar por Tycoons)

Episódio 2 - 07 de fevereiro de 2023

Episódio 1 - 31 de janeiro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *