Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março 1977 proclamada pela ONU

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Em 1910, a criação de um dias das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Origem e história do Dia Internacional da Mulher

Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.

Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a isso, ao movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.

Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que se fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.

Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil operárias e ficou conhecida como "Pão e Paz".

Em 1977, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.

Homenagem para o dia da Mulher

Mensagens dirigidas à Mulher

Image Slider

Música-como inserir

Rever conhecimentos das aulas anteriores:

Abrir o programa de músicas

Já com a conta criada: Iniciar/Login e não esquecer Sair/Logout

Transferir a música para o PC e carregar ficheiro para a multimédia do site

Inserir no artigo através do plugin Cp media

The Moment

The Present Moment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.