Aula 3-Multisite e função dos administradores

Sites e Multisites

Uma vez que na aula 2 não nos foi possível criar uma página de privacidade do site web de cada um, passo a justificar o porquê do acontecimento:

- Os Sites Web(turma) fazem parte de um Multisite-Disciplina sites e blogs

- Mesmo sendo cada um administrador do seu site não têm os mesmos privilégios que o administrador da rede, por questões de segurança.

- Daí só o administrador da rede, poder criar a página de privacidade que automaticamente fica associada a toda a rede.

- Para poderem fazer a experiência foi criado um novo tema, já com privilégios para todos os administradores poderem criar a sua própria página de privacidade (Política de Privacidade), visível nas Páginas. Seguir o guião da aula e fazer a experiência no site web pessoal.

Funções do utilizador do WordPress Multisite:

Do utilizador Admin ao Administrador da Rede

Ao instalar o WordPress Multisite, torna-se o administrador de rede com privilégios de administrador para qualquer site criado na sua rede. Pode também permitir que outras pessoas criem os seus próprios sites dentro da rede e torná-los administradores do site para esse site.

Os administradores do site têm níveis mais baixos de acesso que um administrador de rede. Como um administrador de rede, pode instalar temas e plugins, enquanto um administrador de site pode ativá-los para seu(s) site(s), mas não pode instalar novos. Isso ajuda a manter sua rede segura, pois não quer que os administradores do site adicionem código que possa comprometer a rede.

Os administradores do site podem adicionar novos utilizadores, mas esses só terão acesso aos sites individuais aos quais estão adicionados e não a todos os sites da rede. Os utilizadores são armazenados uma vez para toda a rede, para que possa dar aos utilizadores existentes acesso a mais sites sem adicionar outra conta.

Benefícios do WordPress Multisite

Síntese de conhecimentos um pouco mais avançados para os alunos que já trabalham à muito tempo nos sites, quer WEB quer nos BLOGS 

Na Unisseixal funcionam duas Redes Multisites:

Multisite WEB e Multisite BLOGS

No caso específico que é a nossa turma "Sites e Blogs" tem toda a razão de  existir um Multisite, sendo este uma óptima opção para o administrador da rede ou seja:

- É mais eficiente e economiza tempo para quem está a gerir vários sites

- Usa-se um tema de estrutura como tema principal em vários sites.

- Instalam-se os mesmos plugins em todos os sites e atualiza-se a rede

  • A Rede Multisite ocupa menos espaço no servidor do que se estivesse que executar uma instalação WordPress separada para cada site.

O mesmo acontece para a Rede Multisite dos Blogs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *