Última Super Lua de 2019

Quando anoitecer, espreite o céu e procure a Lua Cheia, pois ela vai estar bem perto da Terra. 

Hoje é dia de Super Lua, ou seja, Lua Cheia que se encontra no perigeu, o que significa que estará mais próxima da Terra. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a melhor hora para observar o fenômeno, e caso as condições meteorológicas assim o permitam, será às 18:10 no Porto, às 18:17 em Lisboa, às 18:58 no Funchal e 18:28 em Ponta Delgada. Este será o momento do nascimento da Lua, quando esta aparece no horizonte.

O Observatório estima que a Lua vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante que o habitual, estando aproximadamente a 256.761 quilómetros do planeta azul. Caso não consiga assistir ao fenómeno, o último semelhante de 2019 irá decorrer no próximo dia 21 de março. Das três Super Luas previstas de 2019, a primeira ocorreu no dia 21 de janeiro e teve direito a um eclipse total da Lua e com direito a Lua de Sangue, neste caso, um fenómeno apenas repetível a 26 de maio de 2021.

Equinócio da Primavera

A primavera começa na quarta-feira, dia 20 de Março, com as previsões meteorológicas a apontarem para bom tempo, com céu limpo e temperaturas máximas que podem ser em algumas regiões do país acima dos 20 graus. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa na quarta-feira às 21:58 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

"O bom tempo vai continuar como tem estado até aqui. Está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte e interior Centro durante a tarde e vento fraco a moderado", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Joana Sanches.

As temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 17 graus no interior e entre os 17 e os 20 no resto do país, sendo que em alguns distritos o termómetro pode subir ainda mais.

"Vamos ter também um acentuado arrefecimento noturno e formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro", disse.

A meteorologista do IPMA destacou ainda que, pelo menos, até ao fim de semana não está prevista precipitação.

A primavera "prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de junho às 16h 54 horas. Os instantes estão referenciados à hora legal de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira", refere no Observatório.

Na Região Autónoma dos Açores o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de março às 20 h 58 horas.

O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Terceira última superlua 2019

Maior e mais brilhante do que o habitual. É assim que vai poder observar a Lua nesta quarta-feira à noite, naquela que é a terceira e última superlua de 2019. Um fenómeno que coincide com o equinócio da primavera, que começa nesta quarta-feira, às 21.58 (hora de Lisboa), no hemisfério norte.

"Esta superlua é provocada pela ocorrência simultânea da fase de lua cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que esta se encontra mais próxima da Terra). O instante da fase de lua cheia ocorrerá no dia 21 de março às 01.43", segundo a informação disponível no site do Observatório Astronómico de Lisboa.l

melhor ocasião para observar esta superlua é, de acordo com o OAL, o momento em que ela aparece no horizonte, ou seja, nesta quarta-feira, em Lisboa, pelas 18.17, no Porto pelas 18.13, no Funchal pelas 18.53 e em Ponta Delgada às 18.27. Uma observação que será facilitada pelas condições meteorológicas, já que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para céu limpo em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *