Homenagem a Johann Sebastian Bach

Nesta quinta-feira, o Google celebra o nascimento do músico e compositor alemão Johann Sebastian Bach com o primeiro Doodle desenvolvido com inteligência artificial.

Bach nasceu na pequena cidade alemã de Eisenach no dia 21 de março de 1685. Conhecido como um organista excepcional e um gênio do barroco, Bach também se interessava por máquinas e mecanismos e entendeu como construir e reparar os órgãos de tubos.

Sua reputação como compositor só foi reconhecida após o ressurgimento de suas obras no século XIX, quando sua técnica inovadora de harmonia em quatro partes passou a ser mais apreciada.

Para rodar o algoritmo, os engenheiros do Google usaram o TensorFlow, uma plataforma em nuvem dedicada à inteligência artificial, que permite o uso da tecnologia sem a necessidade de servidores exclusivos. Dessa forma, é possível rodar a aplicação na nuvem e apresentar o resultado diretamente no navegador web.

O Doodle começa com uma pequena apresentação sobre como harmonizar melodias. Depois, os internautas são convidados a indicar algumas notas, que são harmonizadas seguindo o estilo do compositor alemão. O resultado pode ser compartilhado em redes sociais ou baixado para o computador.

O algoritmo foi desenvolvido por Anna Huang, criadora do Conector, um modelo usado para tarefas musicais, como a harmonização e composição. Ele foi treinado com 306 das harmonizações de coral de Bach, sempre com quatro vozes, cada uma com uma linha melódica independente que, quando tocadas juntas, enriquecem a progressão harmónica.

Google faz uma homenagem a Bach

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *