História do dia da Liberdade

25 de Abril de 1974

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de Abril de 2024 (Quinta-feira).

A data celebra a revolta dos militares portugueses. No dia 25 de abril de 1974, os militares levaram a cabo um golpe de Estado com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos.

O Movimento das Forças Armadas teve o apoio da população portuguesa e era composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários. No fim, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, que era Marcello Caetano, e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.

Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976.

O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

Após a revolução, foi criada a Junta de Salvação Nacional, que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Desta forma, o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade ou Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.

Seixal Comemora os 50 anos de Abril

No concelho do Seixal, estão a decorrer diversas iniciativas previstas no programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Com o lema «Abril, a Liberdade Que Nos Une», este vasto programa iniciou-se em setembro de 2023 e prolonga-se até dezembro de 2026 (data em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa), contemplando a realização de várias dezenas de iniciativas, sobretudo ao longo do ano de 2024, com destaque para a noite do próximo dia 24 de abril, com a realização do Concerto Comemorativo do 25 de Abril. Entre as várias iniciativas, ao longo deste espaço de tempo, destacam-se as artes visuais, os workshops, a arte urbana, os colóquios e debates/conversas, a dança, os eventos desportivos, a leitura, a música e o teatro, entre muitas outras.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «pretendemos assinalar, de forma memorável, os 50 anos de uma revolução que abriu as portas a um vasto leque de alterações democráticas, tendo marcado a vida deste povo e do país. Falamos de alterações estruturais profundas, ao nível da política, sociedade, cultura e economia, que marcaram a vida do povo português e de Portugal. E é esta liberdade que tão arduamente foi conquistada e que ainda se vive, que nos une de forma indelével. Por isso, o concelho do Seixal assume-se como um município de Abril, defensor dos seus ideais, assinalando-os de forma veemente para que fiquem gravados na memória das sucessivas gerações e gerações de Seixalenses».

Relativamente à noite do próximo dia 24 de abril (quinta-feira), o Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal, será palco, a partir das 21.30 horas, de uma série de espetáculos musicais, estando previstas as atuações de Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Carlão, Nenny e, ainda, Stereossauro (e convidados). Nessa noite, haverá ainda um espetáculo de fogo de artifício. Refira-se que o vasto programa das comemorações de Abril, neste concelho, resulta de um trabalho conjunto da autarquia, juntas de freguesia, instituições, movimento associativo, comunidade educativa e agentes económicos.

Ainda sobre este programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, haverá um tema anual a abordar, entre 2024 e 2026, que dará o mote para as várias iniciativas: em 2024, o tema é «Em cada Esquina, Liberdade»; em 2025, «Seixal, Terra e Gentes de Abril» e, em 2026, «Com a Constituição, Reforçar Abril». As iniciativas que integram o programa comemorativo estão disponíveis no site 25deabril.seixal.pt, assim como em notícias, vídeos e fotografias das várias atividades e documentos relacionados com a Revolução de Abril. Há ainda uma área em que a população pode subscrever o Manifesto do Município do Seixal para os 50 Anos do 25 de Abril e fazer parte destas comemorações no concelho.

A liberdade está a passar por aqui...

Democracia que futuro?

Bandeira
cravos
74-24
liberdade
Cravo-50 anos
50 anos de Abril
cravo
50 anos
25_abril
Viva a democracia

previous arrow
next arrow

História do Seixal à 50 anos

Somos livres-25 de Abril de 1974

História cantada para as crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *