A Arte de pintar porcelana

Introdução

A sala de aula, muitas vezes substitui o sofá ou a ida ao psiquiatra. Feliz de quem encontra algo que gosta de fazer e se sente realizado e feliz pelo que faz. Por esta razão, a sala de aula deve ser um ambiente agradável, bem iluminado, aconchegante e com espaço suficiente para acomodar todos quantos querem aprender confortavelmente. Um ambiente deve ser calmo, descontraído e alegre para que a concentração e paz interior estejam presentes, objectivos fundamentais para um artista.

A arte de pintar sobre a porcelana vem atravessando séculos e conquistando artistas no mundo inteiro. É uma arte que requer muita dedicação e muito treino. Os professores têm um papel fundamental no amadurecimento do artista, no ensinamento da técnica, desde os seus primeiros passos, até atingir o ponto em que ele deverá expressar-se com a sua própria linguagem e criatividade.

A pintura em porcelana é realizada mediante aplicação de tinta sobre a peça de porcelana. Esta tinta é comercializada numa grande variedade de cores na forma de pó, sendo que para sua utilização na pintura é necessário empastá-la com óleo apropriado. A fixação da tinta na porcelana, obtém-se por meio da queima, em forno próprio, também chamado MUFLA, na temperatura média de 730º a 780º.

Durante a queima pode acontecer a quebra da peça ou algumas cores perderem a sua tonalidade. Informação importante para que o trabalho não deixe o artista frustrado ou desanimado.

Profª Fernanda Jacinto

Plugin - Foogallery - Apresentação das imagens

Arte de pintar sobre porcelana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *