Parabéns à Unisseixal

Vivências na Unisseixal

Um pouco da minha história

Como sócia da casa do educador, inscrita em 2004, fui contactada pela Sra. Delegada Escolar; Augusta Madaleno, em parceria com outros colegas, verificar alguns  equipamentos informáticos que tinham sido oferecidos por uma empresa.  Iniciaram-se aqui os primeiros passos, de conhecimentos básicos de informática, para muitos sócios. Nesta altura ainda estava no ativo e pouco pude colaborar.

Termino uma etapa e reinicio outra

Em 2006, já aposentada, passei pela CES e fui chamada pelo Sr. Presidente, a pedir informação se na escola aonde lecionei, havia horário disponível para poderem frequentar turmas de informática na referida Escola da Torre da Marinha . Isto foi um inicio de conversa que nos levou a pedir autorização aos responsáveis da escola e ao agrupamento. Rapidamente tudo se organizou e conseguiram-se  duas tardes de terça e quinta aonde reiniciei de novo as aulas de voluntariado com duas turmas de iniciação.  Aqui, nesta escola, existia um centro de recursos educativos multimédia, na época bem equipado e considerado o melhor do concelho. Entretanto reuni com mais dois professores de informática, na escola Paulo da Gama, para elaborarmos os programas curriculares de informática. Em reuniões, feitas connosco com o nosso Presidente, António Henriques, foi-nos dito que nesta universidade a sua avaliação final é: fazer sair as pessoas de casa, para que possam conviver e continuar a aprender de um modo partilhado e sem exigências e assim se sentirem felizes na sua vida ativa e com vontade de voltar.

Voltei à escola com função de voluntariado

A 15 de Janeiro de 2007 a Unisseixal anuncia a  abertura do ano académico com sessão de abertura solene no Fórum Municipal do Seixal.

Neste mesmo mês, iniciaram as duas primeiras turmas de informática a nível de iniciação e nível um. Por haver muitos alunos inscritos, mais que os computadores existentes, muitos levavam o seu próprio portátil.

Foi uma iniciativa muito interessante leccionar com alunos de um grupo etário diferente, a que estava habituada. Uma experiência nova sem saber o que o futuro que me esperava, feliz e confiante na continuação da minha experiência profissional.

Ao dar início a esta disciplina apercebi-me logo do cuidado a ter no modo como introduzir os conhecimentos. Os alunos manifestavam conhecimentos  e vontade de aprender. Nos comentários que faziam uns com os outros demonstravam ser pessoas mais velhas e sábias nos conhecimentos que a vida lhes deu, mas nas tecnologias era um mundo à parte ainda por descobrir.

O programa que elaboramos ficou muito aquém do esperado. O ensino e a aprendizagem prática de conhecimentos exigia passos simples e muito básicos de escrita e só muito mais tarde o mundo da internet.

Tive um aluno que frequentou as aulas todas até eu anunciar que na próxima aula vou dar inicio à internet. No fim da aula vem dizer-me: professora hoje foi a minha última aula. Então o que é que se passou que não gostou desta aula? "A professora vai começar com a internet e eu não estou interessado nessa matéria!" Fiquei sem palavras e aprendi que anunciar antes do tempo pode ser um mau principio, sem estar preparada para uma resposta negativa. Serviu de lição!

No final de ano, enquanto decorriam exposições das várias disciplinas entre outras atuações, a turma de informática apresentava os trabalhos que realizou e aprendeu ao longo do ano.

Numa mesa estavam os vários trabalhos pessoais e um  dossier com os trabalhos fotocopiados de todos. Para a projeção contínua era possível ver vídeos feitos em PowerPoint em que os alunos falavam à assistência como tudo era feito nas aulas. Esta era a realidade de cada um e a felicidade destacava-se, pois havia uma nova equipa diária  para apresentar os trabalhos das turmas de informática.

Foi gratificante para mim como professora e nunca pensei o quanto foi útil toda esta movimentação de conhecimentos partilhados em público.

"A Informática e a internet como uma janela aberta ao mundo" 

Mudança para um novo espaço

No dia 6 de novembro de 2010, foi a inauguração do Pólo do Seixal. Neste edifício muitas das disciplinas teóricas e práticas passaram a ser aqui até Junho de 2021. Durante estes onze anos fomos surpreendidos com a pandemia que nos enviou para confinamento, em março de 2020 e só voltamos aqui em fins de outubro do mesmo ano.

O espaço foi reduzido em número de alunos, sujeitos a normas DGS, com o máximo de higiene e proteção. Ainda se matricularam alguns alunos resistentes e permaneceram algum tempo, logo a seguir ao natal, voltamos para casa,.. foram uns tempos que ficam na memória e esperamos que não voltem...

Novas instalações da Unisseixal

Foi prometido pela Câmara um novo espaço a construir, uma vez que as instalações cedidas não iriam a longo prazo permitir centrar todas as disciplinas e os vários Pólos continuavam dispersos o que dificultava muitas vezes a deslocação dos alunos, em pouco espaço de tempo.

Toda esta construção decorreu durante a pandemia, envolvendo a casa do Educador e a direção da Unisseixal em reuniões semanais à medida que o projeto avançava.

Dia 18 de Setembro de 2021, chegou o dia da inauguração das novas instalações, situadas no Fogueteiro, Amora, estando presentes um nº de convidados restritos, devido à situação atual e ainda muito presente, a pandemia. A sua abertura aos alunos e professores foi a 26 de Outubro de 2021.

A turma do coro polifónico da unisseixal, abriu a sessão de inauguração com o hino à Unisseixal, pelos seus coralistas e respetivo maestro Maurício Silva.


Instalações de excelência

Hoje, 15 Janeiro de 2023, passados dezasseis anos, o percurso de ensino aprendizagem na Unisseixal foram rápidos a passar. Quando fomos confrontados com a pandemia é que nos fez sentir a diferença de vida quotidiana e da saudade que ficou dos tempos passados: sem aulas, confinados, projetos futuros ninguém consegue saber...regressámos mas com muito cuidado, cumprindo com todas as regras da DGS, encontros e festas não há e estamos assim a saborear o passado desejosos que ele volte...! Depois de +/- 900 alunos matriculados iniciaram-se as aulas no dia 20 de outubro 2. As atividades festivas começam a renascer, como a abertura solene a 12 de novembro e a festa de aniversário a 14 de Janeiro e desta vez com dois bolos de aniversário.

O Fórum do Seixal ficou de lotação máxima e ultrapassou, em muito, os anos anteriores.

Parabéns Unisseixal, uma jovem com 16 anos de vida 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *