História do dia de Reis

Diferentes tradições pelo Mundo

No Dia de Reis celebra-se a figura dos três Reis Magos e a tradição estende-se aos quatro cantos do mundo.

O Dia de Reis, celebrado anualmente a 6 de janeiro é uma tradição cristã e representa o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de magos do Oriente, depois de serem guiados por uma estrela. Os Reis Magos ofertaram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, assim diz a lenda.

A tradição surgiu no século VIII e marca o dia da veneração aos Reis Magos, convertendo em santos, Belchior, Gaspar e Baltazar. É ainda nesta data que se encerram, para os católicos, os festejos natalícios, sendo tradição desmontar os presépios e retirar os enfeites natalícios.

Manda a tradição reunir a família para celebrar o fim dos festejos de Natal. A ementa tradicional é semelhante às iguarias do Natal, entre eles encontra-se o bacalhau com as batatas cozidas, o bolo-rei, o pão de ló, as rabanadas, os sonhos, entre outros. Neste dia não podem faltar os cânticos das “Janeiras”.

Tradição de Reis em Portugal
Em Portugal o tradicional bolo-rei faz parte da celebração de Reis. Embora mais habitual em determinadas zonas do país, o bolo-rei traz uma fava e, a quem calhar a fatia com a fava deverá providenciar o bolo no ano seguinte. Existe ainda a variação a este bolo, que é o bolo-rainha, por sua vez sem as tradicionais frutas cristalizadas.
Algumas zonas do país, principalmente nos meios mais pequenos, continuam ainda com o hábito de cantar as Janeiras. Isto é, a partir do 1 de janeiro até ao dia 6, grupos de pessoas vão para a rua a cantar de porta em porta. Como agradecimento recebem comida e bebida.

... Ler mais informação sobre as diversas tradições pelo mundo...

Diferentes Tradições pelo Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *