Dia Mundial da Terra

Hoje Celebra-se o Dia da Terra

50º Aniversário do Dia da Terra

Hoje é o Dia Mundial da Terra, a nossa casa! 

Em plena pandemia mundial e com o Estado de Emergência ainda ativo no nosso país, convém lembrar que continuam a celebrar-se datas importantes para todos os seres humanos.

Hoje, 22 de abril de 2020 celebra-se pelo 50º Ano consecutivo o Dia Mundial da Terra.

Esta celebração está subordinada ao tema “Ação Climática”, sendo esta uma temática de extrema importância, mesmo em tempos de pandemia. Devido aos condicionamentos associados à pandemia, as celebrações deste ano serão inéditas. Um dia em que geralmente se promove o contacto com a natureza e o meio ambiente, este ano terá que ser celebrado no confinamento das nossas habitações.

Este dia, comemorado pela primeira vez em 1970, é dinamizado a nível internacional pela organização Earth Day, que tem como missão “construir o maior movimento ambiental do mundo para promover mudanças transformadoras para as pessoas e o planeta”.

"Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as celebrações este ano vão ser inéditas".

O objetivo do Dia Mundial da Terra é diversificar e educar o movimento ambiental em todo o mundo.

A Earth Day trabalha com um número superior a 75 mil parceiros em mais de 190 países com o objetivo de recrutar cada vez mais cidadãos para o movimento ambiental e, para além disso, impulsionar ações com impacto positivo no nosso planeta.

São sugeridas a todos os participantes três maneiras distintas de agir neste Dia da Terra: conhecer a programação dos eventos online; assistir ao Dia da Terra ao Vivo e tomar 24 horas de ação.

Pretende-se assim, inundar o espaço digital com a temática da Ação climática.

Mais Informação

História do DIA da TERRA

Juntos queremos Comemorar

A Terra em Estado de Pandemia

Guterres propõe seis ações chave para evitar ruptura climática

22 DE ABRIL DIA DA TERRA-Consciência Humana

Youtube-Vamos salvar o planeta Terra

Google cria um jogo neste 50º Aniversário da Terra

Para comemorar o 50º aniversário do Dia da Terra, o Google criou um jogo relaxante que permite controlar uma abelha polinizando flores.

Dia da terra de 2020

(Jogo para poderem jogar com a abelha polinizadora)

Em 22 de abril de 1970, uma nova tradição foi formada com a primeira celebração do Dia da Terra nos Estados Unidos, um feriado dedicado à preservação do nosso planeta e à reversão das mudanças climáticas. Nos cinquenta anos desde então, o Dia da Terra se tornou uma tradição internacional, permitindo que o mundo se reúna para fazer a nossa parte e retribuir à natureza.

Para comemorar o quinquagésimo aniversário do Dia da Terra, o Google fez uma parceria com a  The Honeybee Conservancy para desenvolver um jogo sobre a humilde abelha. Na experiência incrivelmente relaxante, você usa o mouse ou a tela sensível ao toque para mover uma abelha entre flores de cores diferentes, levando o pólen correspondente aonde ele precisa ir. Entre os níveis, você é tratado de fatos úteis sobre o objetivo da abelha e o incrível impacto que ela tem na terra.

Se quiserem voltar para o zen da abelha depois que o Dia da Terra 2020 acabar, o jogo continuará vivo no blog do Google Doodle. Com ele, também encontrarão uma introdução fantástica do fundador da The Honeybee Conservancy, Guillermo Fernandez, que compartilhou alguns de seus pensamentos sobre o doodle do Dia da Terra e algumas dicas sobre como ajudar as abelhas locais.

O que mais gostamos no Google Doodle de hoje é como ele captura o impacto que uma única abelha tem nas plantas e nos habitats que ela visita. Imagine então, o poder polinizador que triliões (sim, triliões!) de abelhas têm nos ecossistemas ao redor do mundo!

O Doodle de hoje também nos lembra como pequenas ações executadas por indivíduos em todos os lugares resultam em grandes resultados. E, embora a apicultura possa não ser para todos, existem muitas maneiras fáceis de ajudar a salvar as abelhas, mesmo que o distanciamento social, no mundo de hoje.

Mantendo o tema com o Doodle, o Google também está lançando uma série de gifs do Dia da Terra no Tenor, que  podem encontrar facilmente pesquisando "GoogleDoodles" .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *