Dia Internacional da Internet Segura

Participa-DIA da INTERNET SEGURA

Hoje é o dia da Internet mais segura 

O Dia da Internet Mais Segura 2020 será comemorado hoje em todo o mundo com o tema: Juntos por uma Internet melhor e mais POSITIVA

Canal directo do youtube

Participa no Dia da Internet mais segura

Links para consulta

Press release | Relatório de pesquisa Films | Quiz |

 Dicas principais  | Pacotes de educação  | Espalhe a palavra

 

Recomendações Importantes para TODOS

Internet Segura 2020

  1. Para navegar em segurança,mantém um programa anti-vírus actualizado.
  2. Nas redes sociais, tem cuidado com as informações e fotografias que partilhas.
  3. Não divulgues na Internet a tua morada, número de telemóvel e outros dados pessoais.
  4. Não confies no que um estranho diz quando comunica através da Internet.
  5. Tem cuidado com as fotografias e vídeos pessoais que partilhas. Não divulgues imagens embaraçosas para ti ou para os teus amigos.
  6. Não combines encontros com pessoas que conheces só através Internet.
  7. Interrompe a comunicação se alguém começar afazer perguntas demasiado pessoais ou inconvenientes. Partilha as tuas dúvidas com um adulto – os teus pais ou professores.
  8. Evita páginas web com conteúdos ofensivos. Partilhas as tuas dúvidas sobre os conteúdos com um adulto–pais ou professores. Alguns conteúdos – incitação à violência, racismo, difamação – são ilegais e devem ser denunciados às autoridades competentes.
  9. Ao pesquisar informação não te fiques pelo primeiro resultado. Compara várias páginas para teres a certeza que a informação é verdadeira e opta por sites de referência – escolas, bibliotecas, enciclopédias online, universidades, jornais e publicações.
  10. Não partilhes conteúdos protegidos por direitos de autor na Internet (imagens, textos , vídeos, música ou software). Opta por programas de software livre e conteúdos livres ou licenciados segundo a norma Creative Commons.
  11. (¥€$)Cuidado com anúncios e ofertas. Nunca reveles dados financeiros nem efectues compras de forma insegura e sem consultar um adulto.
  12. Utiliza a Internet em segurança. Protege a tua liberdade e a de todos.

Internet Segura Internacionalmente

Dia da Internet Segura

O Dia Internacional da Internet Segura celebra-se a 11 de fevereiro em 2020 com o tema "Juntos por uma Internet melhor".

Este dia mundial da Internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro, com o objetivo de promover a utilização segura da Internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.

Tema central em 2020

Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente. O tema de 2020 é "Juntos por uma Internet melhor".

Durante a segunda semana de fevereiro decorre a semana da Internet Segura, com muitas iniciativas nas escolas portuguesas que incentivam a segurança na Internet.

Regras da Internet Segura

- Criar uma password forte e segura;

- Mudar de password de 6 em 6 meses;

- Não ligar todas as contas entre si;

- Não repetir passwords entre contas;

- Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal;

- Atualizar antivírus e restante software do computador;

- Limpar a cache do computador;

- Proteger a rede sem fios de Internet com password segura.

Todos Unidos para uma Internet mais Segura

Unidos por uma melhor Internet

Milhões de utilizadores, de todas as idades, culturas e estilos de vida, usam diariamente a Internet. Contudo, este mundo cheio de potencialidades, também oferece alguns riscos que ameaçam a nossa segurança e bem-estar. Com estas iniciativas pretendemos evidenciar estes riscos, para o ajudar a se proteger da melhor forma e a educar os que o rodeiam.

A Internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes no nosso quotidiano. A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável. Pessoas, grupos, empresas e instituições públicas, todos participam.

Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e UNIR os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de consciencialização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede. Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro. As ações podem acontecer entre Janeiro e Fevereiro, on e off-line em diferentes contextos.

Todos os anos, organizações do mundo inteiro ligadas a Internet, direitos humanos, educação, apoio e proteção se reúnem para comemorar o Dia Mundial da Internet Segura. No Brasil, a Safernet, com a parceria da Inhope / Insafe, é a instituição que organiza este dia com o objetivo de celebrar um trabalho de consciencialização que nunca para.

 

Dia Mundial da Internet Segura

O Dia Mundial da Internet celebra-se a 17 de maio.

A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Origem da Internet

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos.

O advento da Internet originou uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas, na forma como comunicam entre si, como procuram e recebem informação, compram bens e serviços, entre muitas outras ações do quotidiano.

Desafios da Internet

Frequentemente a internei origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na Internet não serem verdadeiros ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. A partilha de conteúdos sem autorização dos autores é outro tema que levanta polémica na Internet.

Segurança e privacidade na Internet

Gerenciar sua reputação on-line

Ver outros vídeos alusivos à Internet Segura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *