Programa de compressão de vídeos

Como comprimir um ficheiro de video MP4 

Programa online Free-Comprime ficheiros de video

Estamos habituados a criar vídeos tirados com um telemóvel ou com uma máquina fotográfica. Depois queremos colocá-lo no site e este tem um limite estipulado de 1 MB (Web e unisseixal) e 8 MB se for na CES.

Soluções possíveis:

1 - Se for carregado para o youtube é inserido no blog com um link (externo)

2 - Ao adicionar a uma lista de video, na multimédia do blog há que verificar o seu tamanho em MB. Se for necessário comprimir utiliza-se o programa especifico para essa compressão de vídeos MP4. Verificar o se tamanho.

3 - O que falamos na aula anterior sobre o  programa online free para reduzir o tamanho do ficheiro de áudio, o mesmo acontece com o ficheiro de video. Poderá  acontecer, por vezes, ser necessário reduzir mais que uma vez o último ficheiro já reduzido (várias hipóteses possíveis), sem perder qualidade.

4 - Resumindo:

a) Se o video for carregado para o youtube, o link do video será copiado para o artigo no page builder (site origini video player). Não é preciso comprimir, pois o youtube tem ferramentas para o fazer e converter.

b) Colocar o video diretamente na multimédia, de tamanho superior ao recomendado antes de o inserir no artigo vai ser preciso comprimir o ficheiro de video.

c) Como o youtube está integrado na Google, sempre que um video ou áudio tenha poucas visualizações, a google pode retirá-lo do youtube, o que não acontecia antes. Daí podermos utilizar outras alternativas ( Youtube, Slidely, Slideshow, Image Slider), ou seja as ferramentas do wordpress.

d) Uma vez que o armazenamento web dos sites não tem muito espaço para armazenar grande quantidade de ficheiros: vídeos, imagens e ficheiros de áudio, o ideal será guardar todos estes ficheiros num disco à parte, para quando  houver uma quebra no site poder ser reposto.

Concurso de textos literários

Estórias do Mar

Este vídeo tem 62 MB e foi feito através do programa Movie Maker, e como tem musica torna-se mais pesado, pois tem apresentação e ficha técnica, tudo associado. Para converter até ter 1 MB, no site da Unisseixal e Web, não é o melhor exemplo. No site da CES como a dimensão recomendada é 8 MB, consegue-se simplificar até 4 conversões, de 62 MB  para 7,89 MB.

Numa situação destas, a opção melhor será a sua transferência para o youtube. O video carregado para o youtube (link) resolve perfeitamente. Para  o adicionar à biblioteca de vídeos multimédia  é necessário seguir os passos seguintes:

  • Carregar o ficheiro de video (concurso literário.mp4) para o programa de compressão de vídeo MP4, reduzir até se aproximar de 8 MB (compressão mínima 7,89 MB ).
  • Adicionar à biblioteca multimédia vídeos e depois de carregado inserir no artigo.
  • Outra maneira será com o link do youtube do video, inseri-lo no URL da biblioteca multimédia que também resolve o que se pretende.
  • Um video normal feito com a máquina fotográfica ou telemóvel tem outras definições  de tratamento diferentes do programa Movie Maker e a compressão torna-se mais fácil.
  • Este foi um exemplo difícil de apresentar porque ao ser enviado um video do telemóvel aonde se houve a voz das pessoas a falar, houve necessidade de tratar este video, fazendo um filme no programa Movie Maker.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *