Lisbon Story Centre

Centro de Interpretação histórica de Lisboa

Foi inaugurado, no dia 11 de Setembro de 2012, o Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, um centro de interpretação instalado no Torreão Nascente do Terreiro do Paço que, a partir de agora, revela muito da história lisboeta aos visitantes nacionais e estrangeiros.

Os alunos da turma de questões ambientais, da Professora Mariana, visitaram  o centro de interpretação histórica da cidade-Lisboa Story Centre-Memórias da Cidade, depois da subida ao Arco Triunfal da Rua Augusta. Fomos recebidos por funcionários que nos forneceram uns auscultadores e um comando, de uma forma lúdica e interactiva e através do sistema de audio guia, podemos acompanhar os vários episódios que compõem a sua história. Considera-se uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época.

Lisboa Story Centre, está situado no Terreiro do Paço, o equipamento interactivo conta-nos desde o passado ao presente, os principais eventos da cidade. O percurso da visita está organizado em seis núcleos fundamentais: Lisboa: Mitos e Realidades, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, Primórdios mitológicos, Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade. Segue-se o núcleo Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo.

Para além do Horizonte, o Padre Voador, a Cidade Magnificente, Morte e Política e a Igreja. Na secção dedicada ao 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos é abordado o Terramoto e a cidade em ruínas, passando para o núcleo sobre a Visão de Pombal, que apresenta o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade. E, por fim, o núcleo Terreiro do Paço, no qual é abordada a Praça: Política e Lazer.

Inauguração do "Lisboa Story Center"

Mitos e realidades

Terramoto 1755 em Lisboa

Síntese dos núcleos principais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *