WordPress-Reduzir Imagens até 1MB

O que faz o WordPress

O WordPress das várias funcionalidades que tem na sua edição e publicação (widgets, plugins...) a nível da edição de imagens não tem forma de reduzir o seu tamanho para 1 MB, daí surgir um alerta quando se carregam as imagens de tamanho superior.

Quando editamos imagens de tamanho aceitável só permite: recortar, rodar, e criar miniaturas com o modelo original. Uma imagem ou fotografia tirada do telemóvel ou de uma máquina fotográfica ultrapassa sempre mais de 1 MB devido à resolução de imagem digital que dispõem e assim ficamos limitados à sua edição e publicação.

Carregar ficheiros de imagens quer nos artigos ou num destaque do artigo e que ultrapasse 1MB o que devemos fazer?

Programa web

Na aula anterior reduzimos as imagens com o programa que está disponível na web gratuitamente, é seguro  e reduz as imagens recarregando depois uma a uma para o PC.

Vantagens: O programa está na web, é seguro, não tenho que fazer o download para o PC e permite-me reduzir as imagens até a 1 MB muitas ou poucas e resolve à partida o que se pretende.

Inconvenientes: Recorrer sempre à InternetCarregar as imagens demora algum tempo, a transferência das mesmas é feita uma a uma. Depois dar o nome a cada uma delas antes ou depois de as reduzir, requer algum trabalho. As imagens vão do PC para a web e depois da web para o PC, ou seja o trabalho é feito em duplicado.

Programa a instalar no PC

Outra solução: Se tivermos o programa instalado no PC  "Ligth Image Resizer4" sempre que for necessário está disponível, sem ter que recorrer à Internet. Reduz um conjunto de imagens, são numeradas automaticamente pelo programa e recorrendo às opções temos mais funcionalidades como: Geral, Efeitos, Diversos e Publicar (Email). Tem um guião de ajuda com o símbolo ? ao lado dos campos  de edição. 

Este programa é muito simples "Ligth Image Resizer4", é gratuito,  permite  reduzir as imagens até 1 MB (1024 MB) e dar-lhe efeitos adicionais como uma moldura, marca de água (referência do autor)... Este programa vai funcionar no computador pessoal e não na web.

Vamos fazer a transferência deste programa e executá-lo no PC de cada um e aplicar os conhecimentos que dele podemos usufruir.

Nota: Por definição na pesquisa da Google aparece Ligth Image Resizer5 que é a última versão e permite redimensionar até 100 imagens, não interessa para o o wordpress.

ATENÇÃO:

Sempre que se inicia o programa "Ligth Image Resizer4" ele aparece com uma cx de diálogo a informar que esta cx só aparece porque não está registada mas é totalmente funcional.

Então basta esperar uns segundos e clicar em Continuar e o programa está pronto a usar.

Vídeo Light Image Resizer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *