Dia Internacional da Internet Segura

Segurança na Internet

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem, como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações...

Todos os anos, este dia, é comemorado no 2º mês do ano, na 2ª semana do mês e no 2º dia da semana, desde 1999.

 

 

Em 2018 é comemorado em 6 de fevereiro. Para celebrar a natureza positiva da Internet, o tema 2018 é: "Criar, Conectar e Compartilhar Respeito - Uma Internet melhor começa com por cada um de nós“.

Somos convidados a participar no movimento global, participar e aproveitar ao máximo a Internet para unir pessoas e não destruí-las.

Ligação Segura

Os sites que procuramos são seguros?

A segurança é hoje em dia cada vez mais um factor importante a ter em conta quando se navega na Internet, principalmente para aquelas pessoas que recorrem à rede virtual para fazer compras online. Muitas das vezes as lojas online e sites de subscrições não estão devidamente seguros, utilizando não só plataformas vulneráveis e obsoletas, como também transferirem toda a informação por uma ligação não segura (HTTP). Têm sido feitos esforços ao longo dos últimos anos para que as empresas apostem na segurança online e tenham uma presença responsável na web...

Por norma, se um site utilizar um certificado SSL e a ligação for feita por HTTPS, o browser das visitas do um site irá destacar-se com uma barra a verde ou um cadeado (dependendo do certificado e do browser) que o mesmo é seguro. No entanto até muito recentemente, nenhum browser indicava que a ligação era insegura quando o site apenas era acessível por HTTP.

O que é um certificado SSL?

SSL (Secure Sockets Layer) fornece uma ligação segura, permitindo-lhe transmitir informação privada e dados sensíveis online. Quando um site utiliza uma ligação segura HTTPS com certificado SSL, é mostrado um cadeado na barra de endereço do browser, podendo a barra também aparecer a verde caso o site seja protegido por um certificado EV SSL (Extended Validation).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *