Dia Mundial da Terra
Dia Mundial da Terra
Origem da data
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Atividades
Todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.
Impacto Ambiental
Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:
- aumento da temperatura global da Terra;
- extinção de espécies animais;
- aumento do nível dos oceanos;
- escassez de água potável;
- maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.
Outras Datas Comemorativas
Dia Mundial do Livro
A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
A data tem como objectivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Atividades
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos.
Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.
Origem da data
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Livros famosos
- Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
- A Ilíada, Homero
- As Mil e Uma Noites
- A Bíblia
- Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
- Os Miseráveis, Victor Hugo
- Dom Quixote, Cervantes
- Romeu e Julieta, William Shakespeare
- Lolita, Vladimir Nabokov
- Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
- Guerra e Paz, Liev Tolstói
- 1984, George Orwell
- Oliver Twist, Charles Dickens
- As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
- O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
- O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
- A Metamorfose, Franz Kafka
Dia Internacional do Cão-Guia
Dia Internacional do Cão-Guia
Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. O dia 26 de Agosto é o Dia Mundial do Cão!
Esta data é um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, na França.
Em Portugal há carência de escolas de treinamento de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas.
Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos.
Dia da Liberdade
Dia da Liberdade - 25 de Abril
Este é um dos 13 feriados nacionais obrigatórios.
A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de Abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo. Este havia sido liderado por António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1933 até 1968.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. O exército depôs o presidente Marcelo Caetano sem violência e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.
Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976 de forma pacífica.
O símbolo do dia 25 de Abril é o cravo, a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia.
Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.
Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Desta forma o dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.