No âmbito das comemorações do Dia da Internet mais Segura, no dia 11 de fevereiro, decorreram um conjunto de Oficinas Temáticas associadas ao tema Educação para a Cidadania Digital, dirigidos a diferentes públicos, com o objetivo de promover uma utilização mais segura, ética e consciente do ambiente digital.
Desinformação na era da Inteligência Artificial
A desinformação na era da Inteligência Artificial (IA) é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, muito em particular junto das gerações mais jovens. O uso crescente de IA na criação e disseminação de informação, combinado com a capacidade de processar e gerar grandes volumes de conteúdo em tempo real, torna mais difícil distinguir entre o que é verdadeiro e o que é falso.
Uma das formas mais evidentes de desinformação facilitada pela IA, ou outras plataformas de processamento de linguagem natural, é a criação de conteúdos falsos, como: notícias manipuladas, deepfakes (vídeos ou áudios fabricados com IA) e textos fraudulentos. Outros fenômenos online e potenciados pela IA como: Clickbaits (iscos publicitários), Echo Chambers (ampliação de conteúdos) jornalismo cíclico ou Filter Bubbles (bolhas criadas por algoritmos) que podem distorcer a realidade, levando à desinformação e manipulação de massas.