Era uma vez um pastor

Quem é Hamdi Ulukaya?

Depois de estudar ciências políticas na Universidade de Ancara (Turquia), em 1994 Ulukaya mudou-se para os Estados Unidos para estudar inglês na Universidade Adelphi em Long IslandNova York. Em 1997, ele mudou-se para o interior do estado e foi transferido para a Universidade de Albany, Universidade Estadual de Nova York, onde se matriculou em cursos de negócios.

Ele acabou por aceitar um emprego numa fazenda no interior de Nova York. Durante uma visita, o seu pai convenceu Ulukaya a importar o queijo feta da família da Turquia, depois de provar o queijo localmente disponível que era muito inferior. Quando o queijo importado se tornou popular, Ulukaya abriu uma pequena fábrica chamada Euphrates, de queijo feta por atacado, em Johnstown, Nova York , em 2002.

O empreendimento foi modestamente bem-sucedido e a marca durante dois anos, ficou reconhecida.

“Foram dois anos dos dias mais desafiadores da minha vida.”

Desenvolvimento empresarial

Na primavera de 2005, Ulukaya viu um panfleto que anunciava a venda de uma fábrica de iogurte totalmente equipada South Edmeston, Nova York, 65 milhas (105 km) a oeste da sua fábrica de queijo feta. Viu que era uma fábrica com 84 anos foi fechada pela Kraft Foods e não deu grande importância.

Ulukaya pensou melhor foi buscar o panfleto e foi visitar a fábrica no dia seguinte. Decidiu comprá-la, mesmo contra o conselho do seu advogado e consultor de negócios. Ulukaya financiou a compra em cinco meses com um empréstimo da Small Business Administration, além de subsídios locais de incentivo a negócios. Ele inicialmente nomeou a sua nova empresa de Agro Farma e contratou os ex-funcionários da antiga Kraft.

Ulukaya decidiu fazer uma alternativa ao yogurte de estilo americano, preferindo o yogurte com o qual cresceu na Turquia. Ele contratou um mestre de yogurte da Turquia, Mustafa Dogan, com quem passou quase dois anos a desenvolver a sua própria receita de iogurte. Para fabricar yogurte coado, Ulukaya precisava de uma máquina comercial de um milhão de dólares chamada separador de leite, que a fábrica Kraft de estilo americano não tinha. Ele encontrou uma máquina usada em Wisconsin negociou e comprou.Para a sua nova empresa ocorreu-lhe dar o nome de “Chobani“, uma variação de çobani, palavra turca para pastor.

Ulukaya fez yogurte Chobani sem conservantes. Como não podia pagar publicidade, ele investiu tempo e dinheiro na embalagem do produto, usando um novo formato distinto de tigela para diferenciar a marca. “Chobani” é uma empresa alimentícia americana especializada em yogurte coado. A empresa foi fundada em 2005 por Hamdi Ulukaya, um empresário turco.

A Chobani vende yogurte grego espesso com maior teor de proteína do que o iogurte tradicional e é uma das principais empresas a popularizar esse estilo de iogurte nos EUA. A empresa também se expandiu para produtos não lácteos e vegetais, como iogurte vegano, sem laticínios e leite de aveia.

A Chobani produz uma variedade de produtos de yogurte grego, bebidas de aveia e lanches. A participação de mercado do yogurte da Chobani nos EUA aumentou de menos de 1% em 2007 para mais de 20% em 2021, é a marca de yogurte grego mais vendida nos Estados Unidos e opera a maior fábrica de iogurte do mundo.

Em 2009, as redes de lojas começaram a vender Chobani e em meados de 2009, Chobani estava a vender 200.000 caixas por semana. Mais tarde naquele mesmo ano, um grande avanço veio quando as lojas do clube de depósito BJ’s Wholesale (Virgínia) começaram a vender a marca. Ulukaya começou a adicionar novas linhas de produtos à sua marca e em 2010, Chobani realizou mais de US$ 1 bilhão em vendas anuais e tornou-se o principal vendedor de iogurte grego nos EUA.

Após o sucesso do seu produto a Chobani expandiu sua distribuição para vários países do mundo. Em 2014, a empresa lançou a Chobani Oats, uma mistura de yogurte grego, aveia cortada em aço e frutas; variedades sazonais, incluindo melancia e toranja rosa; Chobani Indulgent, um iogurte de sobremesa; e um iogurte grego natural com 4% de gordura.

Os sabores iniciais do yogurte Chobani incluíam yogurte natural, baunilha, morango, pêssego e mirtilo. Os produtos posteriores incluíam um condimento à base de yogurte, bebidas à base de plantas com aveia orgânica, bem como leite e creme do processo de fabricação de yogurte da empresa, quatro sabores de café gelado, um shake nutricional, yogurte e bebidas probióticos.

Envolvimento e apoio à comunidade

Em abril de 2016, a Chobani anunciou que iria dar 10 por cento da sua participação acionária aos seus funcionários. Aproximadamente 30% da força de trabalho da Chobani é composta por refugiados e imigrantes. Após relatos sobre a prática da Chobani de empregar refugiados a empresa recebeu apelos para boicotes e ameaças de morte. A empresa distribuiu ações aos seus funcionários com base na permanência, supostamente ajudando alguns dos funcionários mais antigos da empresa a se tornarem milionários. A empresa anunciou que estava a implementar um programa para dar seis semanas de licença parental e remunerada aos novos pais. Em 2021, os salários aumentaram para os trabalhadores que fizessem horas extraordinárias à empresa, representando 70% das pessoas empregadas.

A empresa também tem doado 10% de seus lucros para instituições de caridade e organizações ao redor do mundo desde o início da empresa. Na primavera de 2018, para anuncia que a empresa estava a comemorar o seu 10º aniversário como uma marca nacional, oferece um iogurte Chobani a cada pessoa na América.

Hamdi Ulukaya encontra-se com refugiados.

Ulukaya visitou a ilha grega de Lesbos em setembro de 2015 para ver em primeira mão a situação dos refugiados, na sua maioria sírios.

Em novembro de 2018, a Chobani apresenta uma nova parceria com a organização nacional sem fins lucrativos, com o objetivo de arrecadar US$ 1 milhão para as famílias militares dos Estados Unidos para assistência financeira e apoio.

Em maio de 2019, o CEO Ulukaya prometeu pagar a dívida do almoço de todos os alunos do distrito escolar de Warwick em Rhode Island e convidou outras empresas a empenharem-se para combater a insegurança alimentar em todo o país.

Em 2023, Ulukaya prometeu doar 2 milhões de dólares para os esforços de socorro após o terramoto de 2023 na Turquia e na Síria.

“A minha fortuna é para ser distribuída enquanto sou vivo”

Reconhecimento

Em abril de 2014, Ulukaya foi nomeado pelo presidente Barack Obama como membro inaugural da iniciativa dos Embaixadores Presidenciais para o Empreendedorismo Global (PAGE) – 11 líderes empresariais selecionados que irão incentivar o empreendedorismo nos EUA e no exterior.

Em 20 de julho de 2022, o Secretário-Geral da ONU,  nomeou Hamdi Ulukaya como um defensor adicional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Hamdi Ulukaya (nascido em 26 de outubro de 1972) é um empresário bilionário turco, radicado nos Estados Unidos.